top of page
Buscar
Foto do escritorliardomingues

A ESPERA – OU A MÃE DE TODOS MORREU

Vovó fez A Grande Viagem e sua partida é movimento tectônico na microesfera familiar.





“Cada um de nós subiu um degrau”, diz mamãe, deitada em minha cama. Meu primo está conosco, nas últimas das 48h em que ficou em Juiz de Fora. Veio às pressas de São Paulo para o enterro.


Eu cheguei em Juiz de Fora no 3 de agosto, uma quarta-feira pela manhã, para estar com a família no que sugeria ser a última internação de minha avó materna.


Dormi um par de noites no hospital, revezando turnos com minha tia-avó Pitty. Nas madrugadas despertas, observei o corpo daquela mulher que por vinte e oito anos me cuidou soltar-se dos cabos da Vida.


Em seus últimos dias em Terra, as mãos de vovó ficaram gordinhas como as de nossa finada Bisa Esmeralda. Na Lua Cheia do 11 de agosto, beijei-as pela penúltima vez ao vê-la retornar à UTI.


Em seu coma induzido, vovó dormiu de frente ao leito de uma senhora chamada Esmeraldina, um nome tão próximo ao de sua mãe. As duas faleceram com poucas horas de diferença. Essa coincidência me confortou.


As visitas na UTI foram restritas e curtas. Pitty, a tia-avó cujo apelido foi dado por vovó, visitou-a todos os dias. Minha avó também tinha um apelido que lhe fora dado por Pitty: “Ieza”, uma cantiga de vogais que sinto elegante e gostosa de pronunciar.


Estive com vovó pela última vez no hospital na quarta, 17/08. Contei-lhe da vida, da impaciência diária, dos possíveis planos para as próximas semanas.Fazer planos me ajudava.


Disse-lhe também que não tornaria a visitá-la ali. Que me parecia justo que ela largasse este corpo em desanimação. Que conversasse comigo sempre que quisesse – é só falar dentro de mim, vó. Eu te escuto.


Vovó partiu doze longos dias depois. Ela toda vida tivera questões no coração, que acabou sendo o último de seus órgãos a parar. Eu pedi que meu presente de aniversário fosse enterrar minha avó, se este fosse o caminho que o Maior escolhesse. Fiquei na casa da minha mãe, em Minas, esperando que isso acontecesse.


Renascemos em dias próximos: vovó, na segunda, um 29/08; eu, na quinta, mais um 01/09. Recebi uma coroa de paz ao cumprir 29 anos tão perto de sua Morte.


.


🌹 Juiz de Fora, 7 de setembro de 2022.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page