top of page
Buscar
Foto do escritorliardomingues

O APARTAMENTO DE MINHA MÃE

"Já faz um tempo que voltar pro Apartamento De Minha Mãe me desperta um certo sentimento de Fracasso. É como se meus planos tivessem falhado e o Regresso, de repente, se tornasse minha última opção. Meu Eu Mais Amplo sabe que não sou uma fracassada. Mas meus sabotes sorriem toda vez que mordo essa Ilusão."


Estou de volta ao Apartamento De Minha Mãe, onde me anoiteço em contemplação do Primeiro Cristo Do Brasil: agora, eu torno a morar de frente à Pedra Sagrada Da Tribo De Juiz De Fora, donde se emana a Benção Da Estátua De Jesus. Aprecio a companhia das Plantas Da Varanda, pois elas me ajudam a pensar melhor. A Varanda é meu Terreiro De Apartamento.


Eu me readapto, com Saudades e Descanso, à Rotina Sem Tê.

Atravessamos, as duas, Momentos De Transição. Eu res-piro a Flutuação que a Mudança De Realidades me traz. Re-habitar o Décimo Terceiro Andar contribui para a sensação de estar muito longe da Firmeza Do Chão.


Furar o Castelo me permite caminhadas matinais e idas responsáveis à Rua. Um dia, o passeio no Centro Da Cidade abre-me páginas do Livro Da Vida. Chove Granizo quando a Mulher Da Loja Indiana me conta da viuvez aos vinte anos de casada, do segundo casamento pouco tempo depois, do divórcio, da mudança de cidades, das grosserias da patroa nordestina com sotaque libanês, da falta de filhos, do morar perto da Mãe.


Talvez seja a Semelhança Dos Dias Quarentenados que me facilite a Visão Das Coisas. Estou há sete meses de Crescente Visibilidade Interna e Familiar. Conheço novos aspectos de Minha Mãe, que agora nos passa as roupas, limpa a cozinha e nos prepara caldo de inhame ouvindo aulas online. Ela diz se sentir mais forte desde que eu a presenteei com uma Tintura Da Terra De Tê. Eu admiro Minha Mãe e me satisfaço ao vê-la afirmar o seu Poder.


Existe um lugar de Intimidade Muito Íntima que só Minha Mãe e Meu Irmão parecem conhecer. Talvez por amar-nos tão de dentro, eu reserve a eles as possibilidades mais grosseiras e impulsivas de Minha Impaciência.


Já faz um tempo que voltar pro Apartamento De Minha Mãe me desperta um certo sentimento de Fracasso. É como se meus planos tivessem falhado e o Regresso, de repente, se tornasse minha última opção. Meu Eu Mais Amplo sabe que não sou uma fracassada. Mas meus sabotes sorriem toda vez que mordo essa Ilusão.


Faz seis anos que sou mais passageira do que moradora do Apartamento De Minha Mãe.

Aqui, tem o Meu Quarto.

No Meu Quarto, tem o Armário que guarda as Minhas Bagagens.



Lia Rezende Domingues

Juiz de Fora, 26 de outubro de 2020


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page